segunda-feira, 28 de junho de 2010

Época da tainha é cruel...!!!

   Florianópolis,  27 de junho de 1996 era sancionda a LEI Nº 4601/95.



   Desde então é proibida a prática do surf e outras atividades, nas quais sejam usadas embarcações com menos de cinco metros no costa catarinense, de 1 de maio a 15 de junho. Sendo que essa data nem sempre é respeitada,  se estendendo até início de julho.
   Dentro desse tempo os miliares de surfistas que moram em Santa Catarina, são limitados a um número reduzido de praias para a prática  do esporte, no caso de Floripa que são 43 praias, só se pode surfar na Joaca, Praia Mole e  Meio do Moçambique até a antena, porém nessa última temporada os pescadores decidiram estender a sua área e tomaram conta até a frente do Condomínio Moçambique, ganhando mais uns mil metros de área de pesca e assim reduzindo ainda mais o pouco espaço dos surfistas que usufruem dessa praia. 
   Só pra lembrar e nunca é demais, é gerado um grande número de ocorrências, devido a falta de clareza da lei e de fiscalização ativa. Desde brigas entre surfistas, pelo pouco espaço para surfar com muita gente , a coisas como ocupação de área de restinga para construção de ranchos- restinga essa que tenta-se  preservar durante o ano todo sendo ignorada agora e o pior com autorização de orgãos ambientais-, também lembrando da violência contra os surfistas, para que não entrem em área de pesca, sem falar na pesca descontrolada o que diminui o número de tainhas a cada ano.  Enfim, mais um inverno que passa com espaço e liberdade limitada. É então que me pergunto...." Que lei nos assiste de verdade, imparcialmente.....?
     Acho q só a reciprocidade.
Quero deixar claro que admiro muito os pescadores e adoro tainha, mas o tempo passa, a comunidade muda e nela as relações e carências. 



5 comentários:

  1. Caro Roberto, as leis são feitas para aqueles que as fazem, desta forma. Admiramos sua atenção pela comunidade, mas infelizmente, "é díficil estar certo, quando todo o resto está errado".

    Abraços.

    Att Lé0 Machado - Informativo Sul

    ResponderExcluir
  2. Correção, não existe aquele "desta forma"


    Caro Roberto, as leis são feitas para aqueles que as fazem. Admiramos sua atenção pela comunidade, mas infelizmente, "é díficil estar certo, quando todo o resto está errado".

    Abraços.

    Att Lé0 Machado - Informativo Sul

    ResponderExcluir
  3. Não querendo ser inconveniente, mas já sendo...
    Caso ajude, gostaria de citar uma frase de consolo.

    "Uma longa viagem começa com um único passo." Lao Tsé

    Ou seja, conforme você relatou em aula quando falava da ferramente ''bloguer'', a frase se enquadra com sua atual situação.

    ''Para algo dar certo, basta começar'' Lé0 Machado

    Abraços

    Att Lé0 Machado - Informativo Sul

    ResponderExcluir
  4. Para um desevolvimento sustentável e uma aliança dos interesses de todas as "partes" (que, na verdade, são um todo), uma lei é insuficiente.

    É preciso consciência e alteridade, para começar.

    Ótimo texto :)

    Bjão :*

    p.s.: uma tainha assada, hein?! bahhh... =D~

    ResponderExcluir
  5. Valeu gente é sempre bom esse retorno que vocs dão...
    Grande abraço Léo...
    e um bjão pra ti tambm Grazi.

    ResponderExcluir