domingo, 11 de abril de 2010

Agora entendi como seria surfar no guaiba...!!!


    Quando moleque morando em Porto Alegre, olhava pro Rio Guaíba e na fissura de surfar, imaginava que bom seria se tivessem ondas lá, porém não concebia a péssima sensação de se estar em uma água poluída, o nojo de sentir a água na boca e ficar inseguro de ingulir, ter de dar joelinho( furar a onda com a prancha ), de olhos fechados, pois fica explícito que pode acontecer algo, adquirir alguma irritação ou algo do tipo que pode ser indesejado.
    Acontece que ontem quando me vi experieciando isso eu estava na Praia dos Ingleses, em plena Florianópolis ( Ilha da Magia ), onde a qualidade de vida é um destaque.Chegamos ao canto norte,eu e meu vizinho André, onde caímos  em frente ao salva-vidas, o cheiro da água era de esgoto. Já faz tempo que o riozinho dos ingleses vinha cheirando mal, mais agora estava realmente podre, porém estavamos  relativamente distantes do riozinho, tipo uns setecentos metros, entrei no mar e o André ficou se alongando mais um pouco, mas fomos atingidos por uma mesma impressão de choque e incredulidade , com a cor da água e o cheiro.
    Enquanto eu ia chegando no outside( linha depois das ondas, fora da zona de impacto, onde os surfistas ficam esperando as ondas ), vi dois caras conversando também impressionados. Sentei para esperar uma onda e estava forte e fechando, típico de um dia de swell grande nos Ingleses, e ai tem q se selecionar mais a onda, assim demorou um pouco, mais peguei uma boa e voltando ao outside,  evitava dar joelhinho de olhos abertos coisa que tenho o hábito, por ser muito bonito ver o movimento da onda por baixo d'agua. Pela primeira vez em Floripa eu não inxerguei meu pés sentado na prancha, como acontecia no litoral do Rio Grande do Sul...Agora, o cheiro só acusava uma coisa, era esgoto, ceeerto.
    Antes da segunda onda, me caíu a ficha, eu não tinha imaginado na minha vida, que seria tão rápido ver esse processo, de um lugar lindo ser destruído e que eu estava em um lugar impróprio pra banho..Tivemos que sair, passamos pelo asfalto para não pisar no riozinho,e fomos surfar mais para o meio da praia, pois a corrente levava a água do riozinho  para o lado norte.Enquanto iamos andando pessoas comentavam na rua e na beira da praia a respeito do absurdo e do cheiro...apontando para o rio, era realmente chocante.
    Mais agora pensem nisso não da pra surfar no canto norte,...Porque...!?
   -Muito forte, muito fechando...???
   -Não, muito podre...!!!
    Curiosamente o lugar onde as pessoas com maior poder aquisitivo foram morar foi bem onde apodreceu...!!!
   -Porque será...Lagoa da Conceição, Ingleses, Santinho, Canasvieiras, Jurerê, lugares tão bonitos e sendo acabados, o que será que falta para que entre na cabeça desse gente, que se acabarem com a ilha, acaba a qualidade de vida que eles tanto se gabam e vendem para o turista...?!
    Voltei pra casa chocado, ansioso por um chuveiro e sabendo que esse acontecimento, foi um marco na minha vida, pedi forças, luz e orientação para que possamos plantar e caminhar para um futuro melhor.

3 comentários:

  1. Betin, mesmo não sabendo como é estar no Guaíba,
    ou então, estar dentro do mar, sentando no outside,
    creio que tudo mudou, nada é como um dia já foi,
    sinto isso quando penso em ir para canas,
    onde morava quando menor, Um paraíso perdido talvez...
    posado por novos colonizadores migrados de um mundo já em Extinção.

    Sou um privilegiado, pois como você sabe, moro em um paraíso, graças a deus e a nós
    nativos, cuidamos do local.
    E lembra do papo, surf surf a haaa haaa...
    Um dia eu vou estar lá também,
    sentado no outside,
    olhando minhas perna embaixo,
    furando as ondas de olhos abertos,
    com minha folhinha de rabisco e minha caneta a prova da água..
    Um dia Né Betin..

    ResponderExcluir
  2. Amém Léo e que possamos cultivar e despertar consciência por meio de nossas inquietudes...e com isso um mundo melhor...e com isso o surfe sempre em nossas vidas...!!

    ResponderExcluir
  3. Tem que movimentar esse blog ai eim...
    sei que as vezes não temos tempo,
    que o dia passa rápido,
    que a vida parece se quer respira,
    Mas se não pararmos por alguns instantes...

    No que vai dar essa correria toda?

    ResponderExcluir